CONVERTER-SE É CAMINHAR PARA A MATURIDADE NO AMOR
“Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus , por terem sofrido tal coisa ? (os galileus que Pilatos tinha matado , misturando seu sangue com o dos sacrifícios ). Eu vos digo que não . Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo . E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles ? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não . Mas , se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo ”, disse Jesus
A conversão é polivalente . Em sentido geral indica mudança de vida ; deixar o comportamento habitual de antes para empreender outro novo ; prescindir da busca egoísta de si mesmo para colocar-se a serviço do Senhor que se traduz no amor fraterno . Conversão é toda decisão ou inovação que de alguma forma nos aproxima da vida divina e nos torna mais próximos para com os outros .
Na Bíblia , a noção básica da conversão é a mudança . Envolve voltar-se do pecado , da morte e das trevas para a graça , a nova vida e luz . A ação dual de voltar-se sempre leva a pessoa a um novo nível de existência humana . É uma mudança total do próprio modo de pensar e de agir , uma renovação total e integral do eu . É um abandono total em Deus . Somente abandonando-se a Deus a ponto de se deixar transformar inteiramente por Ele e permanecer amistosamente abraçado com Ele . O móvel da conversão não é tanto a ameaça de castigo ou de perder a salvação, quanto a fascinação de penetrar na vida do amor trinitário divino . A conversão conduz as pessoas juntas à maturidade espiritual , que se reflete em sua aversão ao mal e sua atração pelo bem . Um aspecto da conversão específico do NT é estar intimamente ligado à pessoa de Jesus Cristo , em quem o Reino se realiza. A conversão é realidade cristológica. É união com o corpo de Cristo e íntimo conhecimento pessoal de Jesus Cristo como Senhor ressuscitado e Salvador . Esta conversão total não pode ser obra do homem ; é tarefa que supõe dom e graça . Só pode realizar-se como participação do mistério pascal de Cristo . A conversão só se realiza na fé ; propõe-se como resposta ao chamado de Deus , como correspondência à graça redentora.
A conversão envolve mudanças internas (de atitude ) e externas (comportamentais) na vida . A autêntica conversão cristã nunca está separada de ações concretas que espelham a realidade interior mudada. Assim , a conversão sempre leva a algum aspecto de responsabilidade e justiça sociais .
A conversão é crescimento contínuo ; não é um acontecimento instantâneo , pontual e de uma vez por todas; não é uma carreira acabada , mas que constitui um crescimento sem interrupção e ascendente . Por mais decidida que seja a entrega de um cristão ao Reino , ela tenderá sempre a ser precária . De um coração convertido aos valores do Reino e do Evangelho se seguirão naturalmente os frutos visíveis de uma conversão que atinge a realidade da vida .
Jesus quer nos libertar dessa concepção que por um lado , impede-nos de enfrentar as verdadeiras causas dos males que ocorrem conosco ou na sociedade , remetendo-os a demônio para desviar alguém da própria responsabilidade ou a uma espécie de fatalidade que nos leva a nos afundarmos na passividade . Por outro lado , Jesus quer nos apresentar a imagem do Deus de amor e de vida e não um Deus de castigo . Pecar é não dar fruto , não produz nada pelo bem da humanidade ou dos outros . Esta é a mensagem da parábola da figueira estéril . Esse Deus que Jesus nos apresenta espera com paciência , até o último minuto de nossa vida , os bons frutos que produzimos.
P. Vitus Gustama,svd
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