(29 de Janeiro de 2012)
21Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.
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Jesus Fala Com Autoridade
O maior perigo para alguém que tem autoridade é manipular as pessoas e dirigi-las para seus próprios objetivos e sua necessidade de poder . “Quando , para garantir a autoridade , se oprimem os subordinados , perde-se a autoridade , no desejo de afirmá-la. Um mau serviço ao rebanho não pode fazer a honra do pastor ” (Santo Agostinho: Gesta cum Emérito 7). Uma pessoa que realmente tem autoridade é aquela que encoraja, ensina , dá apoio e aconselha, e se for necessário , corrige, para ajudá-lo a ter confiança em si próprio e a crescer para uma maturidade , sabedoria e liberdade maiores . “Aquele que preside não se considere feliz por dominar pela autoridade , mas por servir na caridade . Diante de vós ele é o primeiro entre iguais . Diante de Deus , é o ultimo”, dizia Santo Agostinho (Regra 11). “Um superior , em primeiro lugar , deve estar consciente de que é um servidor . Não deve sentir-se inferior por servir a muitos , quando o próprio Senhor dos senhores não se diminuiu ao fazer-se servo da humanidade ”, acrescentou Santo Agostinho (Serm. Guelf. 32,1). Uma pessoa que tem a verdadeira autoridade é aquela que trabalha visando justiça para todos , especialmente para aqueles que não podem se defender , que fazem parte de uma minoria oprimida . É aquela que não se compromete com o mal , com a mentira e com as forças da opressão que esmagam as pessoas , principalmente os indefesos . A autoridade existe para a liberdade e o crescimento das pessoas .
Há palavras que nos aproximam de Jesus que fala e vive com autoridade . Sempre que pronunciarmos uma palavra viva , aquela que não é fingida, aquela que sabe detectar em cada momento o que o outro está necessitando, aquela que faz o outro melhorar e crescer , aquela que não semeia a discórdia , a palavra que humaniza, estaremos falando com autoridade . Sempre que pronunciarmos uma palavra compassiva , aquela que consola nos momentos de dificuldade , a palavra que anima quem está desesperado, a palavra sincera de querer ajudar , estaremos falando com autoridade . Sempre que pronunciarmos uma palavra solidária , aquela que coloca as coisas no seu devido lugar , aquela que sai do coração para aliviar a dor do outro , aquela que serena , estaremos falando com autoridade . Sempre que pronunciarmos uma palavra de esperança que diz que nem tudo está perdido, que o melhor está para vir porque Deus está conosco , estaremos falando com autoridade .
Jesus vai à sinagoga . Ele vai lá para ensinar e purificar . Pela imundice que a habita (um homem está possuído por um espírito imundo /mau dentro da sinagoga ), a sinagoga , onde Jesus entrou, não é mais a “Casa de Deus ”, ou a “Assembléia de Javé ”. O povo reunido (sinagoga quer dizer reunião ) não é mais o lugar santo onde Deus habita (Ex 19,5s). Jesus vai à sinagoga para livrar o povo do poder da instituição que o aliena e com isso , denuncia, ao mesmo tempo , seu caráter perverso e opressor . Jesus quer convidar o povo para um novo espaço (a casa : onde acontecerá a cura da sogra de Pedro. Saberemos isso no evangelho do próximo domingo ), onde acontecerão possíveis novas relações .
O espírito “mau /impuro ” toma o homem por inteiro fazendo com que o homem não pense nem aja por si mesmo . O espírito mau , em outras palavras , aliena o homem , cortando os laços de relacionamento com os outros e tirando o homem da sua existência como um ser social (socius = amigo ), um ser amigo /irmão para os outros . O homem possesso personifica a alienação total .
É interessante observar que o próprio possesso fica dividido dentro de si mesmo . Porque , por um lado , ele não pode negar a autoridade divina de Jesus: “Sei quem Tu és: Tu és o Santo de Deus ”. Por outro lado , ele não admite que a autoridade divina de Jesus possa opor-se à autoridade da instituição religiosa e da sua doutrina (que para ele também divina ). Por isso , ele diz: ”Que tens contra nós , Jesus Nazareno . Vieste para nos destruir ?” Ao chamar Jesus de Nazareno , o possesso sugere-lhe que , segundo a sua origem (de Nazaré), Jesus deveria professar as idéias nacionalistas. Aqui Jesus é tentado (primeira vez que ocorre a tentação do poder ,cf.1,13) para que ponha sua autoridade divina a serviço do sistema , aceitando o papel de Messias nacionalista. Mas Jesus o interrompe e, apesar da sua resistência , liberta-o do seu fanatismo , isto é, consegue convencê-lo do erro do seu posicionamento .
É bom olharmos para dentro de nós se há algum tipo de fanatismo . Fanático significa quem se julga inspirado por uma divindade qualquer , e o resto não . É uma adesão cega a uma doutrina ou sistema . Será que muitas vezes ou alguma vez você abusa da sua autoridade ou do seu poder (político , eclesial ou econômico ou intelectual ) para dominar os outros e para conseguir algo que moralmente ou do ponto de vista da doutrina de Jesus é ilícito ou errado? Lembre-se que Jesus não se submeteu à tentação do poder . É preciso uma purificação geral de nosso coração .
Às vezes , como o possesso , pensa-se que a presença de Jesus só sirva para perturbar ou atrapalhar o sossego ou comodismo. Mas devemos estar conscientes sempre de que a presença de Jesus purifica o ser humano dos espíritos imundos que flagelam e contaminam. Livres de toda escravidão , os que tinham sido beneficiados por Jesus, sem dúvida nenhuma, tornam-se sinal do poder efetivo de Deus nesta terra . Somente se Deus for reconhecido como Deus e amado com eterno amor , nós saberemos o que é o pecado , mas saberemos também o que é o perdão divino , insondável e sem nenhuma outra razão de ser do que o amor do pai que procura a felicidade dos seus filhos .
Peçamos, por isso , ao Senhor Jesus Cristo , nosso Libertador , que afaste para longe de nós e de nosso lar o mal que nos impede de sermos felizes e livres e de fazer-nos servidores do Reino de Deus . Seja o nosso coração e o coração de nosso lar totalmente voltado para Deus e seu Reino . Pois só nele cada um de nós e o nosso lar nós encontraremos o porto seguro ou refúgio .
P. Vitus Gustama,svd
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