02 de Janeiro
Textos de Leitura : 1Jo 2, 22-28; Jo 1, 19-28
Primeira Leitura
Caríssimos: 22Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda (1Jo 2,22-28)
Evangelho
19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando (Jo 1,19-28).
************
A
O fragmento da primeira leitura revela as linhas essenciais da falsa doutrina divulgada pelo “anticristo ” em uma época atormentada do final do século primeiro . Para essa falsa doutrina , Jesus não era o Messias nem o Filho de Deus . Essa heresia cristológica considerava impossível que o Verbo Divino se fizesse carne à maneira humana . Mas para o apostolo João, testemunha ocular do Verbo Divino , o Verbo da vida (cf. 1Jo 1,1-4), negar a divindade de Jesus significa não ter comunhão com o Pai e não ter a verdadeira vida (1Jo 2,22-23; cf. Jo 20,30-31); negar a união do divino e do humano em Jesus significa ser “anticristo ” porque o humano em Jesus é o reflexo perfeito do divino , é o reflexo do Pai : “Aquele que me viu, viu o Pai ” (cf. Jo 14,9). E em outra ocasião Jesus disse: “Eu e o Pai somos um ” (Jo 10,30).
Lemos no Evangelho o testemunho de João Batista acerca de Cristo . Para a pergunta “Quem és tu ?”, João Batista confessa, evitando qualquer mal-entendido acerca de sua pessoa e de sua própria missão , que não é o Cristo , o Salvador esperado. Este testemunho em forma de afirmação negativa que sai da boca de João Batista é uma autentica confissão de fé no messianismo de Jesus. Ele se define apenas com as palavras do profeta Isaias: “Voz que clama no deserto ” que prepara o caminho de Cristo . Ele não é a luz . Ele é apenas uma lâmpada que tem tempo limitado de duração . Ele é apenas aquele que dá testemunha da verdadeira Luz que é o próprio Jesus Cristo (cf. Jo 8,12). Ele não é a Palavra Encarnada , mas somente a voz que prepara o caminho com a purificação dos pecados através de seu batismo : “Eu batizo com água ; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis”.
O testemunho de João Batista pretende suscitar a fé em todo mundo para o grande desconhecido , o Portador da salvação, que vive entre os homens (Jo 1,14). Por isso , a fé de João Batista está orientada ao anúncio de Jesus e não é apenas para o consumo próprio . João Batista é aquele que chama atenção , não para si mesmo e sim para Aquele é o verdadeiro Salvador . João Batista nos ensina que a fé deve ser transformada em anúncio , o fiel deve se tornar em anunciador da Boa Nova . Todo cristão é um propagador da Palavra de Deus na aridez espiritual de nosso mundo ,um propagador que chama os outros ao encontro de Jesus Cristo que é “o Caminho , a Verdade e a Vida ” (Jo 14,6).
João Batista testemunha Jesus Cristo com fidelidade e valentia. Não quer falar de si mesmo , nem contar seus méritos nem suas façanhas . João Batista somente quer que os outros o considerem como “a voz que clama no deserto ”, a voz que prepara os caminhos de Deus , a voz que chama todos a preparar o lugar de Deus no mundo , especialmente no coração de cada um . A voz desaparece, mas a mensagem fica.
O cristão é chamado a ser reflexo de Deus neste mundo, a ser anunciador da Boa Nova, a ser a voz que grita, com a própria vida, a verdade de Cristo apesar da pobreza que experimenta e da fragilidade de suas palavras humanas. O cristão é o homem que se define em função de Cristo, d’Aquele que vem sempre aos seus para comunicar salvação e vida.
Lembremo-nos das seguintes palavras já postas anteriormente neste Blog. Ser voz é uma vocação muito humilde , mas é maior de todas. Ser voz é ser uma mensagem , é ser uma chamada aos demais para o bem , para a Luz que ilumina. A voz é feita para proclamar , para anunciar e para denunciar . A voz deixará de ser voz , se não gritar , se não proclamar , anunciar e denunciar . A voz se condenará, se deixar de anunciar a mensagem sobre o bem . Uma voz do bem é capaz de renovar o mundo . Se faltarem as vozes do bem para anunciar e denunciar , o mundo perderá sua consciência . Por esta razão , como vale e quanto vale sua voz ! Como vale e quanto vale sua palavra ! Como vale e quanto vale sua mensagem ! Como vale e quanto vale seu grito que rompe o comodismo, que rompe o modo de viver sem vida . É preciso contemplar Jesus Cristo, Luz do mundo para que sejamos reflexos de sua luz para os outros, iluminado suas vidas embora o reflexo dure apenas em pouco tempo.
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário