quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

JESUS NOS INTERROGA PARA NOS INTERROGARMOS
Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2012

Texto de leitura: Mc 8,27-33

Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” 28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.
**********
A cena do evangelho deste dia acontece no território pagão. O afastamento do centro do poder (político e religioso) para estar nesse território faz com que os discípulos de Jesus estejam mais livres da pressão ideológica de sua sociedade, especialmente dos fariseus. Nessa região é que Jesus lança duas perguntas para os discípulos sobre Sua identidade (cf. Mc 4,41; 6,14-16): “Quem dizem os homens que eu sou?” e “E vós, quem dizeis que eu sou?”.  As duas perguntas que Jesus faz aos discípulos correspondem aos dois momentos da cura do cego (Mc 8, 24.27). Já faz tempo os discípulos têm estado com Jesus. Mesmo assim, não conhecem verdadeiramente quem Ele é.  Para os discípulos, como para o cego de Betsaida (Mc 8,22-26), seus olhos vão se abrindo progressivamente para conhecer quem é Jesus de verdade.

 
O povo continua tendo as mesmas opiniões do sistema judaico sobre a identidade de Jesus depois do envio dos discípulos. O povo identifica Jesus com figuras do passado: João Batista, Elias, um profeta (cf. Mc 6, 14-16), com personagens reformistas, mas cuja mensagem não realiza a expectativa que o povo tem acumulado ao longo de sua história. Para o povo Jesus tem uma força de um profeta. Logo no início deste evangelho o povo se admira ao dizer: “Jesus fala como quem tem autoridade” (cf. Mc 1,22). A pregação de Jesus faz o povo voltar para o passado, para os profetas os quais não se encontram contemporaneamente, a não ser na atuação de Jesus. O povo julga positivamente, mas o que aprenderam sobre o Messias lhe impede de identificá-lo com Jesus. Em outras palavras, o povo é doutrinado pela instituição judaica e por isso, sua opinião permanece imutável ou imóvel. Os sinais messiânicos que Jesus deu nos episódios da multiplicação dos pães não tiveram repercussão nele. Será que sabemos e conhecemos verdadeiramente quem é Jesus ou apenas um Jesus fruto da descoberta dos outros?

Jesus espera uma resposta distinta da gente comum. Por isso, ele lança a segunda pergunta para os próprios discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?”.  Pela iniciativa própria, Pedro se faz porta-voz do grupo (cf. Mc 1,36). Sua resposta é clara: “Tu és o Messias”. É o título que Mc colocou logo no início do seu Evangelho (Mc 1,1). Trata-se, pois, do reconhecimento da identidade profunda de Jesus: Jesus não é somenteum dos profetaspelos quais Deus conduzia a história ao seu término. Agora Jesus é o término, o fim mesmo, “aquele que os profetas anunciavam”, o Messias, o Ungido, o Cristo.

Mas este Messias é diferente, até daquilo que Pedro imagina que seja: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos escribas, ser morto e, depois de três dias, ressuscitar” (Mc 8,31). “Morto e ressuscitado” foi o primeiroCredo primitivo” das comunidades cristãs. Não é por acaso que o anúncio da paixão, morte e ressurreição de Jesus é repetido três vezes neste evangelho.

Pedro, apesar de sua profissão, não tem ainda a suficiente maturidade. A reação dele diante do anúncio é forte. Pedro chega a recriminar/censurar Jesus. Pedro, que ama a Jesus até suas entranhas, tenta convencer Jesus para que não tome o caminho da cruz. Pedro queria dizer: “Será que não tem outros caminhos de levar a cabo o plano de Deus, como o caminho de poder?”. Será que não pensamos também desta maneira?

Mas Jesus recrimina Pedro com palavras duras: “Afasta-te de mim, Satanás, porque não pensas as coisas de Deus, mas as dos homens!” (Mc 8,33). Em outras palavras, Jesus convida Pedro a segui-Lo. As palavras em gregohipage hopíso” significam “caminhar de trás”. Em outros palavras, “seja meu seguidor e por isso ande atrás de mim!. Não seja como aqueles que põem obstáculos no caminho da evangelização!”. Jesus quer nos relembrar através de Pedro de que nossos caminhos nãos são os caminhos do Senhor, como diz a própria Palavra de Deus (cf. Is 55,8). Por isso, precisamos rezar sempre com o salmista: “Ensina-me, Senhor, o teu Caminho!” (Sl 27,11).

De Pedro aprendemos que muitas vezes julgamos tudo sob aparências falsas, mas o Espírito Santo sabe tudo e penetra em tudo. Se não queremos ser dos que obstaculizam o caminho da evangelização, devemos ter um contato muito estreito com o Espírito Santo a fim de julgarmos com critérios de Deus. Se realmente somos cristãos, é preciso que demos à vontade de Deus o lugar que lhe corresponde: o primeiro lugar.

“E vós, quem dizeis que eu sou?”.  Esta pergunta é dirigida a cada um de nós. Na verdade é uma pergunta sobre nossa própria identidade que muitas vezes não tem uma definição pela maneira que vivemos. A identidade de Cristo está definida: Ele é o Cristo, o Messias (Ungido), Ele é o Filho de Deus (Mc 1,1) cuja substância com Deus é igual (consubstancial). Cada resposta dada para esta pergunta vai definir nosso modo de viver e de conviver. Se confessarmos que Jesus é a Luz (Jo 8,12), então sejamos nós luz para os outros, transmitindo apenas palavras que iluminem a vida dos outros (Mt 5,14). Se Jesus é a Força para nós, então sejamos força para quem se encontra sob o peso da vida e para os desanimados e decepcionados. Se Jesus é o Bom Pastor (Jo 10) então sejamos fonte de união que rebanha e dá vida para que os outros vivam. Se Jesus é misericordioso, então, não julguemos nem condenemos nem maltratemos os outros, mas sejamos também nós misericordiosos, prontos para perdoar e para pedir o perdão. E assim por diante!

“E vós, quem dizeis que eu sou?”.  Como se Jesus quisesse dizer a cada um de nós: “Diga-me de que maneira você vive e convive para saber quem sou Eu para você?”. É uma pergunta para verificar nosso modo de viver e de conviver e para fazer um exame profundo sobre nossa verdadeira identidade se realmente somos de Cristo ou não somos dele. Será que os outros percebem na nossa maneira de viver que somos de Cristo? Lembremo-nos do alerta que São Paulo nos escreveu: "Somos  uma carta de Cristo, escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, nos corações" (2Cor 3,3). Que os outros possam ler alguma coisa de Cristo em cada um de nós! E São Paulo acrescentou: Somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem” (2Cor 2,15). Ser perfume é ser agradável tanto para Deus como para os homens. MasQue vossa caridade não seja fingida. Aborrecei o mal, apegai-vos solidamente ao bem, amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar uns aos outros(Rm 12,9-10), poisVós sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus” (Ef 2,19-20).

P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

22/04/2024-Segundaf Da IV Semana Da Páscoa

JESUS É A PORTA PELA QUAL ENTRARAMOS NA ETERNIDADE Segunda-Feira da IV Semana da Páscoa Primeira Leitura: At 11,1-18 Naqueles dias, 1 ...