quarta-feira, 7 de março de 2012

POSSUIR OS BENS SEM SER POSSUIDO POR ELES

Quinta-feira, 08 de Março de 2012

(Dia Internacional da Mulher. Veja em seguida minha homenagem às mulheres)

Texto de Leitura: Lc 16,19-31

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’. 25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’. 27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’ 30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.
*************

O dinheiro e todos os demais bens deste mundo são bons, pois sua matéria prima foi criada por Deus. Mas a grande questão é de que maneira conseguimos -los (dinheiro justo ou injusto), como usamos os bens (esbanjar) e qual é o objetivo ao usá-los? (para ajudar ou para dominar os outros?). Os bens materiais podem nos ajudar a conseguirmos nossas metas fundamentais, mas também podem nos desviar do bem que devemos praticar.

Segundo o tom de todo o evangelho de Lucas, o bom uso que temos que fazer com os nossos bens é compartilhá-los com os necessitados. Não temos que converter o dinheiro em fim. Ele é um meio e como tal, ele é relativo e não absoluto, pois, de fato, ele não pode fazer nada assim que terminarmos nossa caminhada nesta terra. São os que ficam neste mundo que determinarão o uso do dinheiro, pois perderemos o poder sobre ele nesse dia. A ambição sem medida, a cobiça e a avareza não devem ter lugar na vida de qualquer cristão. Se não, descuidaremos das coisas de Deus ou dos valores superiores que dignificam o ser humano. Não podemos servir a dois senhores. Os que aceitam o Reino de Deus são os que não estão cheios de si mesmos nem de ambições humanas.

Na passagem do evangelho deste dia Jesus nos fala sobre o perigo da riqueza. Para falar deste tema Jesus conta uma parábola na qual o rico e o pobre Lázaro são seus protagonistas.

Sabemos que, neste mundo, com o dinheiro se possui tudo: poder, honra, influência, etc.. O dinheiro é a medida das coisas materiais e nos afeta pessoalmente. Quem põe a mão sobre o dinheiro, põe sua mão sobre as pessoas. O poder e a riqueza têm a virtude de transtornar a vista. Mas a Palavra de Deus nos faz encontrarmos o irmão.

Por isso, a parábola quer nos alertar que o mau uso do dinheiro, usando-o e abusando-o egoisticamente e individualisiticamente aliena o homem, rompe toda possibilidade de comunicação com Deus e de toda comunicação mais humana com os demais. O egoísmo obscurece o coração a ponto de não poder ler os sinais que Deus oferece ao homem, inclusive os milagres diários. O egoísmo fecha todas as antecipações de Deus sobre o homem.

Na parábola, os cachorros conseguem ver melhor o pobre Lázaro do que o rico. O animal consegue ver o homem, mas o homem não consegue ver o próprio homem. O homem olha para as coisas e não para os homens. O dinheiro é temível, não pelo que conseguimos com ele e sim porque chega a possuir o homem de tal maneira que é o único que marca a pauta de sua vida. O apego aos bens materiais faz esquecer o sentido de Deus, o sentido do homem e o próprio sentido da liberdade: se cai na escravidão.

O texto do evangelho de hoje quer nos recordar também que não temos a ultima palavra. É Deus Quem tem esta palavra. Deus tem a ultima palavra sobre a história particular de cada ser humano e a história de todos os homens, em geral.

Por tudo isso, é difícil não sentir certo estremecimento ao considerar a ultima frase da parábola à luz da celebração da Eucaristia: “Se não escutam a Moises, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”. Nós que celebramos a Eucaristia escutamos a Moisés, aos Profetas, isto é, todo o conjunto do AT, e temos entre nós a presença do Ressuscitado entre os mortos, Jesus Cristo. Mas será que nos deixamos convencer? Celebrar a Eucaristia é algo extraordinariamente comprometido; é realmente um juízo de Deus sobre nós. Se o coração não tem nenhum laço espiritual, tudo será inútil. Quem não crê na Palavra de Deus tampouco mudará de atitude por um milagre.

Portanto, os cinco irmãos do rico, nesta parábola, representam todos os homens deste mundo, todos nós, que podemos correr a mesma sorte de nosso irmão defunto que era rico para si, mas pobre para Deus e para os demais. Nós somos os irmãos deste rico. Peçamos a Deus que a preocupação demasiada pelos bens materiais não nos tornem cegos diante do necessitado que está junto a nós e que não nos tornem surdos ao chamamento de Cristo para compartilhar nossos bens com os necessitados para que sejamos mais humanos e conseqüentemente mais divinos neste mundo.

Para refletir:
Os famintos, os maltrapilhos, os mendigos, os peregrinos, os prisioneiros, os doentes... são teusbatedores” no Reino do céu(Santo Agostinho: Serm. 11,6). Cf. Mt 25,40.45.

P. Vitus Gustama,svd



Minha Homenagem às Mulheres

No dia 08 de Março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Quero colocar aqui o pensamento de Victor Hugo para mostrar como os dois (mulher e homem) se complementam!


“O homem é mais exaltado das criaturas; a mulher é mais sublime de todos os ideais (modelos).

Deus faz para o homem um trono, para uma mulher um altar. O trono exalta, o altar santifica.

O homem é o cérebro, a mãe (mulher) o coração. O cérebro fabrica luz, o coração produz amor. A luz fecunda, o amor ressuscita.

O homem é gênio, a mãe (mulher) é anjo. O gênio é imensurável, o anjo é indefinível.

A aspiração do homem é suprema glória; a inspiração da mãe (mulher) é a virtude extrema. A glória faz todo o grande, a virtude faz todo o divino.

O homem tem a supremacia, a mãe (mulher) a preferência. A supremacia significa a força; a preferência representa o direto.

O homem é forte pela razão; a mãe (mulher) é invencível pelas lágrimas. A razão convence, as lágrimas comovem.

O homem é capaz de todos os heroísmos; a mãe (mulher) de todos os martírios. O heroísmo enobrece, o martírio sublima.

O homem é um código, a mãe (mulher) um evangelho. O código corrige, o evangelho aperfeiçoa.

O homem é um templo, a mãe (mulher) um santuário. Diante do templo nos descobrimos, diante do sacrário nós nos ajoelhamos.

Com estas palavras quero desejar a todas as mulheres, especialmente às que sofrem de alguma forma, um Feliz dia da Mulher. Deus, Pai-Mãe, as abençoe eternamente. Obrigado por tudo e perdão por tudo!

P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

20/03/2024-Quartaf Da V Semana Da Quaresma

PERMANECER NA PALAVRA DE JESUS QUE LIBERTA PARA SER SALVO DEFINITIVAMENTE Quarta-Feira da V Semana da Quaresma Primeira Leitura: Dn 3,...