sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ESTAR COM JESUS

 

Sábado da IV Semana do Tempo Comum
09 de Fevereiro de 2013


Texto: Mc 6,30-34

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a , e chegaram antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

**********

Os vv. 30-33ª do texto do evangelho lido neste dia servem como uma longa introdução ao relato da multiplicação dos pães (Mc 6,35-44). Mesmo assim esses versículos formam, em si, uma pequena unidade que falam da chegada (Mc 6,30) e da saída (Mc 6,32).

 
Narra-se que os Doze Apóstolos voltaram da missão e se reuniram com Jesus. O evangelista Marcos quer nos dizer que um Jesus , sem discípulos, é inconcebível na temática do seu evangelho. Desde o primeiro momento de sua missão, encontramos imediatamente alguns discípulos em torno de Jesus (Mc 1,16-20) e mais adiante, do grupo dos discípulos, Jesus chamou Doze deles que são denominados “apóstolospara estarem com Ele (Mc 3,14) e para enviá-los à missão (Mc 6,7-13). Agora eles estão novamente com Ele. Isto quer nos dizer que quando formos enviados para a missão/ministério que nos foi confiada, não podemos ir alem do oficio que nos foi confiado. Temos que voltar a Quem nos enviou para falar com Ele o que anunciamos e fizemos. Assim fizeram os Doze Apóstolos.

Diante do entusiasmo dos Doze depois da volta da missão (e diante do entusiasmo do povo) Jesus convida-os a se retirarem: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. São expressões que têm uma grande importância no ciclo da formação dos discípulos. Encontramos, anteriormente, outras expressões semelhantes (Mc 4,10.34). Aqui se destaca ao máximo o “estar com Jesus”. É muito importante para nossa formação cristã e, conseqüentemente, para nossa formação apostólica (ser missionário).


Nesse texto o evangelista Marcos registra que Jesus e seus discípulosnão tinham tempo nem para comer” (Mc 6,31b). Esta frase não somente para colocar em destaque a multidão que recorre a Jesus, mas quer dizer algo mais. A partir de Mc 6,30 até Mc 8,20 leremos 14 vezes o verbocomer” e 17 vezes o termopão”. Por isso, os estudiosos chamam a seção Mc 6,30-8,20 de “Seção dos pães”. O tema do alimento é importante tanto para sua união com as tradições judaicas como por suas perspectivas cristãs.


Descansar com Pastor e no Pastor dos pastores: Uma solicitude pastoral

 
Anteriormente Jesus chamou os Doze para depois enviá-los à missão (Mc 6,7-13). O texto do evangelho de hoje relatou a volta dos Doze da missão. Evidentemente eles contaram tudo a Jesus que os enviou o que aconteceu durante a missão: o que eles fizeram e ensinaram. Em outras palavras, eles deram conta da missão confiada a eles. E Jesus simplesmente os convidou: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. 

 
A resposta de Jesus se concreta em levá-los com Ele para um lugar onde ninguém possa perturbá-los para descansar com Ele e n’Ele. Esse convite nos recorda aquilo que o próprio Jesus disse no evangelho de Mateus sobre a importância do descanso com o Senhor e no Senhor: “Vinde a Mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e Eu vos darei descanso” (Mt 11,28).

 
Convidar os discípulos para descansar na solidão também é um gesto muito humano de Jesus. Jesus sabe o que é a fatiga e busca, muitas vezes, a solidão (no monte, no campo ou de noite). Não é bom o “stress”, ainda que seja espiritual. Todos os que trabalham, também pelo Reino, necessitam de uma certa serenidade e equilíbrio mental e psíquico. As pessoas que trabalham pelo Reino tem que ser pessoas de paz e de serenidade.

 
O trabalho de um verdadeiro pastor ou de qualquer líder cristão não é fácil, pois ele tem que manter a unidade e a segurança do seu rebanho. Por isso, quem é enviado como pastor, e quem é encarregado de ser líder dos outros numa comunidade necessita de descanso. Mas o descanso dos pastores e dos lideres cristãos é feito com e no grande Pastor. Eles fazem seu descanso no Pastor dos pastores. O descanso dos pastores consiste em saberestarcom Jesus: escutá-Lo, viver com Ele, aprofundar em sua comunhão de vida como pastor. É aprender do grande Pastor sobre como deve conduzir e rebanhar as ovelhas do qual ele próprio faz parte. As ovelhas são do Senhor (Jo 21,17) e não dos líderes.

 
Esse convite para descansar com e no Senhor é a primeira solicitude de Jesus como Pastor para aqueles que são encarregados de alguma tarefa na comunidade de irmãos. Esse convite tem como característica a comunhão de ministério com Jesus. Essa comunhão ajudará os pastores e os demais lideres da comunidade a terem a mesma solicitude de Jesus para com todos e para com a multidão que, em cada momento da história vive “como ovelhas sem pastor”, pois o pastor é Jesus e somente Ele. Entender isso significa entender a grande missão dos que são enviados, em Seu nome, com o objetivo de conduzir a humanidade para o grande Pastor, Jesus Cristo.

 
Somos Chamados a Ser Seguidores Compassivos como Jesus

 
Depois de um rápido descanso dos Doze com Jesus o evangelista Marcos nos relatou com as seguintes palavras: Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

 
Esta frase reproduz a situação refletida em 1Rs 22,17: “Vejo todo o Israel espalhado pelas montanhas como um rebanho sem pastor” (cf. Nm 27,17). Trata-se de uma imagem clássica na literatura bíblica no contexto de acusação aos pastores que não cumprem sua missão de rebanhar (unir e reunir) suas ovelhas. E Jesus se apresenta como o verdadeiro Pastor, pois elesua vida pelo rebanho (Jo 10,14-15). Os cristãos dentro da comunidade, de um modo ou de outro, participam do serviço pastoral para com os demais, imitando e representando Jesus Cristo, Pastor de todos. Onde estiver e para onde for, o cristão faz tudo em nome de Cristo. Ele representa Cristo em qualquer lugar. Ele é cristão para todos os momentos e lugares.

           
Jesus teve compaixão da multidão que vivia sem nenhuma orientação e começou a ensinar-lhes muitas coisas. Jesus teve tempo para a multidão necessitada. Ter tempo para os demais é o ponto alto de uma vocação pastoral na Igreja de Jesus. O que supõe a renúncia aos próprios planos, interesses e horários em função do bem de todos. O cristão existe para servir os demais.

 
O mundo de hoje continua a estar desorientado comoovelhas sem pastor”, pois no meio do avanço tecnológico muitas pessoas morrem de fome. No meio da democracia ainda se encontram os ditadores que adormentam e sacrificam os pequenos e inocentes da sociedade. No meio de tanta facilidade tecnológica encontram-se os imprudentes que fazem tantas famílias chorarem pela perda de seus entes-queridos precocemente. No meio da luta pela solidariedade global encontram-se os gananciosos capazes de pisar sobre os outros em nome do prazer. O perigo e o prazer crescem no mesmo ramo. O fato de que em nossa civilização tão avançadatantos homens morrem de fome ou são vitimas de uma guerra ou de um poder desenfreado, ou de uma imprudência, demonstra que os chefes que dirigem atualmente o mundo não olham para o povo e sim para os próprios interesses ou para os interesses partidários. É preciso ter progresso na verdade, na justiça na caridade.

 
Cristo quer que todos os cristãos ajudem esta humanidade a encontrar os caminhos da verdade e da felicidade, da paz e do verdadeiro progresso. Ser seguidor de Cristo significa aprender a olhar para os outros com um coração cheio de carinho, ser responsável pelos outros irmãos e falar-lhes do sentido da vida. A maneira com que tratamos um ser humano é a forma com que tratamos a nosso Senhor. Isso não exige explicação e sim contemplação (cf. Mt 25,40.45). O dia mais desperdiçado de todos é aquele no qual não conseguimos fazer alguém sorrir ou deixamos de fazer o outro sorrir. Um sorriso não custa tanto quanto a eletricidade, no entanto, ilumina muito mais do que ela.
 

 P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

22/04/2024-Segundaf Da IV Semana Da Páscoa

JESUS É A PORTA PELA QUAL ENTRARAMOS NA ETERNIDADE Segunda-Feira da IV Semana da Páscoa Primeira Leitura: At 11,1-18 Naqueles dias, 1 ...