quinta-feira, 13 de junho de 2013

MORAL E FIDELIDADE CONJUGAL
 
Sexta-feira da X Semana Comum
14 de Junho de 2013
 
Texto de leitura: Mt 5,27-32

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27 “Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28 Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29 Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30 Se tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. 31 Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32 Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.

__________________


Estamos ainda no Sermão da Montanha (Mt 5-7). Na passagem do evangelho de hoje Jesus fala da moral conjugal e por isso, da fidelidade conjugal.


“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração”, disse Jesus.


Com o sexto mandamento (Êx 20,14.17), a Lei proibia o adultério. Jesus volta a insistir na limpeza de coração (em seu interior = em seu coração). O adultério é injustiça e também o desejo de cometê-lo. “O olho” simboliza o desejo; “a mão”, a ação. Ceder ao impulso de um ou outra leva o homem à morte.


Enquanto seus contemporâneos se preocupam com o ato exterior de adultério, Jesus se preocupa com o ato interior, onde tem início o desrespeito ao mandamento divino. “Porém, eu vos digo”. Jesus é mais exigente. Ele busca profundidade e convida cada pessoa a ir até a raiz das coisas, a ir até o coração. A fonte de tudo está no coração. Jesus revolucionou completamente a moral conjugal. O que conta para Jesus não é o que aparece no olhar dos homens e sim o fundo dos corações. O que mancha o homem não é seu corpo e sim sua mente, seu desejo, sua intenção, que, depois, se traduz em ação. Por isso, é preciso eliminar o mau desejo com a pureza de coração (uma das bem-aventuranças: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus” – Mt 5,8).


Na humanidade Jesus introduz um novo valor: o respeito profundo de si próprio, o respeito pelo outro sexo, a nobreza do amor. A moral conjugal não é, antes de tudo, uma lista de material de atos permitidos e de atos proibidos, e sim é uma atitude interior, muito mais exigente do que qualquer outra coisa neste sentido.


O cristão é exortado a olhar para a mulher do próximo (ou o homem do próximo) com pureza de coração, sem se deixar envolver pelo desejo de possuí-la (lo). Só o coração não pervertido pela maldade pode olhar uma mulher (um homem) de maneira respeitosa, sem convertê-la (lo) em objeto de pensamentos maliciosos.
   

Com estas palavras Jesus convida o cristão a dar um passo adiante no amor. O amor do homem e da mulher não é desejo e busca egoísta da própria satisfação. O amor é querer o bem do amado, é encontro livre e libertador. A atração física sem amor é sinal de alienação e imaturidade profunda, é a negação da liberdade e da dignidade da pessoa, é tentativa de destruir o outro para fazer dele coisa, objeto.
  

Um amor verdadeiro, com raiz na totalidade da pessoa, se insere na corrente única de amor que é Deus, Amor que dá/entrega o Filho: dom total. A família deve viver estas características de amor, que a marcam profundamente e solidificam a unidade. Trata-se de o dom total. Total até dar-se, sacrificar-se completamente.


“Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração”.


Quando nos examinamos, devemos, antes de tudo, analisar nossas atitudes internas que são raiz do que fazemos e dizemos mais do que uns fatos externos isolados. Se dentro de nós estão arraigados a arrogância, a negligência/preguiça, a cobiça, o rancor, pouco faremos para sua correção se não atacarmos essa raiz. Coração ferido fere. Coração cobiçado cobiça tudo. Se nosso olhar estiver viciado, tudo será visto com cobiça. As palavras inconvenientes nascem de nosso interior (de nosso coração). É dentro de nosso coração que devemos colocar o “remédio” para eliminar tudo que contamina nossa vida interior e exterior.


Segundo Jesus o que se busca, para o ser humano, é edificar mais por dentro do que por fora porque as leis são fáceis de burlar, enquanto que a consciência é o coração e o cimento da pessoa íntegra. Por isso, é preciso a mudança no coração que é visível na mudança fora do coração, na pessoa, em seu comportamento individual, familiar, comunitário e social.


A fidelidade matrimonial, e, equivalentemente, a fidelidade à vida religiosa ou ministerial, nos custará. Porque não se trata de ser fieis nos momentos em que tudo vai bem, mas também e principalmente quando não se sente gosto imediato em nossa entrega.


Jesus mostra a radicalidade no seu ensinamento. Com uma linguagem bastante radical e dramática Jesus quer nos dizer que há que saber renunciar a algo para segui-Lo em Seu caminho. Jesus nos disse que para conseguir um tesouro escondido, há que estar disposto a vender tudo (cf. Mt 13,44).

P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

01/04/2024-Segundaf Na Oitava Da Páscoa

SER CRISTÃO É SER ANUNCIADOR DA VIDA , DA ALEGRIA E DA ESPERANÇA Segunda-Feira Na Oitava   Da Páscoa Primeira Leitura: At 2,14.22-32 ...