sexta-feira, 20 de novembro de 2015

25/11/2015

SER CRISTÃO PERSEVERANTE


Quarta-Feira da XXXIV Semana Comum


Evangelho: Lc 21,12-19


12 “Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13 Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14 Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15 porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16 Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17 Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18 Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19 É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”.
______________


Estamos ainda no discurso escatológico ou apocalíptico na versão de Lucas. Não podemos nos esquecer que o evangelho de Lucas foi escrito depois da destruição de Jerusalém que aconteceu em 70 d. C na guerra dos judeus contra Roma em 66-70 d.C. O fim de Jerusalém é, para Lucas, uma prefiguração do fim. As perseguições eram fatos e não se tratava de uma previsão. Quando o evangelista Lucas escreveu seu evangelho, a comunidade cristã já tinha muita experiência de perseguições, cárceres e martírios por parte dos inimigos e muita experiência de dificuldade, divisões e traições dentro da própria comunidade.




Ser Cristão e Perseguição


 “Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome”.


Para os cristãos a perseguição não é incidente de percurso, mas é um fato inevitável. Por isso, ela não constitui novidade na história da Igreja. O autor da Segunda Carta ao Timóteo nos lembra: “Em verdade, todos aqueles que quiserem viver piedosamente em Cristo Jesus, serão perseguidos” (2Tm 3,12). Pode acontecer que numa ou na outra situação tenhamos que sofrer a calúnia ou a difamação por sermos verazes, por sermos fiéis à verdade; por sermos honestos e corretos, pois a presença de um justo é uma censura viva ou incomoda para quem vive injustamente ou desonestamente (cf. Sb 2,12). Em outras, as nossas palavras ou as nossas ações serão, talvez, mal interpretadas. Em qualquer caso, o Senhor espera de nós, cristãos que falemos sempre a verdade com clareza.


Jesus não nos engana jamais. Ele nunca prometeu que neste mundo seríamos aplaudidos e que o caminho cristão seria fácil. Ele nos avisou: “O servo não é maior que seu senhor. Se eles me perseguiram, também vos perseguirão...” (Jo 15,20). O que Ele nos garante é que salvaremos a vida pela fidelidade, e que Ele dará testemunho diante do Pai daqueles que deram testemunho d’Ele diante dos homens (cf. Mt 10,32-33). Ele nos encoraja: “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo” (Jo 16,33). O verdadeiro amor e a verdadeira fidelidade são testados sua genuinidade, principalmente, nos momentos de provação.


Lucas convida, assim, a comunidade cristã a trilhar o caminho da fidelidade e da coragem, o caminho que o próprio Senhor trilhou, mesmo diante da repressão violenta das estruturas do poder, sinagogas, e reis, e mesmo perante a morte violenta (Lc 21,12). Se Jesus Cristo venceu a morte, o maior inimigo da humanidade, o cristão não tem mais nenhuma razão de ter medo. Se o mal avançar, a confiança em Deus deve avançar muito mais porque Deus sempre terá a última palavra, e não o mundo. O que importa para uma comunidade cristã é a vivacidade da esperança. É a esperança que arranca o homem de uma existência sem futuro e sem expectativas. A tristeza e o desânimo são um sinal da ausência de uma verdadeira esperança cristã que no fundo provém de uma falta de fé.


A Igreja, ao longo de sua existência até no momento, tem tido a mesma experiência: os cristãos são caluniados, odiados, zombados, perseguidos e levados à morte em nome dos interesses egoistas. Mas continua a valer o ditado: O sangue dos mártires é a semente da Igreja (Tertuliano). Quantos mártires, de todos os tempos, também de nosso tempo, nos estimulam com seu admirável exemplo. Não somente os mártires de sangue, mas também os mártires silenciosos da vida diária que continuam cumprindo o evangelho de Jesus Cristo e vivem segundo os critérios dos ensinamentos de Cristo fazendo o bem sem nenhum barulho. As pessoas de muita bondade sempre são silenciosas, mas as obras delas são gritantes. A verdadeira nobreza vem do coração bondoso ou amoroso. O bom exemplo é o melhor sermão. A vida apenas para satisfazer você mesmo nunca satisfaz ninguém.


Quando o mundo odeia os cristãos por serem honestos e justos, e por isso, incomodam o mundo, é um sinal de que os cristãos vivem de acordo com os ensinamentos de Cristo. A presença de um justo e honesto sempre incomoda os desonestos e corruptos. Ser odiado pelo bem praticado, pela verdade testemunhada, pela justiça vivida, pelo amor fraterno adotado na convivência, pela honestidade em qualquer negócio, pela retidão no comportamento, pela transparência no olhar é, paradoxalmente, um grande aplauso e é um dos maiores elogios que um ser humano ou um cristão possa ter sobre a face da terra.




Ser Cristão e o Testemunho


Segundo Jesus, cada dificuldade ou perseguição deve se tornar uma oportunidade de dar testemunho dele: “Mas isto será para vós uma ocasião de dar testemunho de mim” (v.13).


Por incrível que pareça a perseguição é o momento oportuno para o cristão porque é uma ocasião de anunciar a Boa Nova, de dar testemunho sobre o bem maior; é uma oportunidade de evangelização. Para São Paulo, por exemplo, foram úteis todas as perseguições para evangelizar: era meio paradoxal de dirigir-se às mais altas autoridades na época (cf. At 26,1; 18,12; 24,1; 25,1). Na Carta aos Filipenses, São Paulo escreveu: “Meus irmãos, quero fazer-vos saber que os acontecimentos que me envolvem estão redundando em maior proveito do Evangelho” (Fl 1,12).


Ser testemunha era a identidade dos discípulos de Jesus. O anúncio da palavra de Deus e o testemunho de vida são palavras-chaves e inseparáveis na obra de Lucas, de modo especial na segunda obra (Atos dos Apóstolos). Testemunhar significa provar com a própria vida aquilo que se fala, se professa e no que se acredita, assumindo todas as conseqüências. Testemunhar Jesus é provar com a própria vida que é ele o sentido profundo de nossa vida e da vida do mundo; que Jesus é “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,16); que Jesus é a ressurreição e a vida (Jo 11,25); que Jesus é a Luz do mundo (Jo 8,12); que Jesus é o Pão da vida para o mundo (cf. Jo 6,22-71), e assim por diante.


Para Jesus o testemunho tem que chegar até o fim, até as ultimas conseqüências a fim de ganhar a verdadeira vida, a vida em plenitude, a vida eternamente com Deus. A salvação para cada um de nós e para melhorar o mundo, a família, o trabalho, depende da perseverança no caminho da justiça, do amor e da fraternidade. Por isso, Jesus disse: “É pela perseverança que mantereis vossas vidas” (Lc 21,19).


A capacidade de resistir precisa haurir a confiança em Deus, confiança que tem que ser sempre renovada na oração. Como cristãos rezamos sem cessar, pedindo a graça da perseverança final. Estamos, todavia, conscientes de que isto leva consigo a disponibilidade para nos converter, porque estamos conscientes de que a nossa fidelidade é continuamente posta à prova e de que está exposta a contínuas tentações. Podemos ser tentados tanto do exterior (escândalo) como do interior (tentação). É precisamente no momento da tentação que entra em ação a capacidade de resistir. Lembre-se de que o nosso velho Adão está sempre à espreita ou continua a nos observar ocultamente.


Cristo pronunciou Sua Palavra sobre nós, cristãos. Seu Espírito nos faz compreendermos o sentido da Palavra do Senhor. A Igreja (todos os cristãos), unida a Cristo, Palavra do Pai, se converte, assim, em uma Palavra viva, em Evangelho vivente do Pai para todos os homens. Cristo nos instruiu com Sua Palavra e com Seu exemplo para nos torne em anunciadores de Seu Evangelho não somente com os lábios e sim com a vida. Cristo entregou sua vida para que tenhamos vida (cf. Jo 10,10). Por nossa vez, temos que ser vida para os outros. Sejamos pão de Cristo para os demais que carecem o sentido da vida.

P. Vitus Gustama,svd         

Nenhum comentário:

DOMINGO DA PÁSCOA, 31/03/2024

CORRER AO ENCONTRO DO SENHOR RESSUSCITADO PARA SER SALVO DOMINGO DA PÁSCOA Primeira Leitura: At 10,34a.37-43 Naqueles dias, 34aPedro t...