sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

18/01/2016

MUDAR PARA CRESCER E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA


JEJUM NA VIDA DO CRISTÃO


Segunda-Feira da II Semana Comum


I Leitura:1Sm 15,16-23


Naqueles dias, 16 Samuel disse a Saul: “Basta! Deixa-me dizer-te o que o Senhor me revelou esta noite”. Saul disse: “Fala!” 17 Então Samuel começou: “Por menor que sejas aos teus próprios olhos, acaso não és o chefe das tribos de Israel? O Senhor ungiu-te rei sobre Israel 18 e te enviou em expedição, com a ordem de eliminar os amalecitas, esses malfeitores, combatendo até que fossem exterminados. 19  Por que não ouviste a voz do Senhor, e te precipitaste sobre os despojos e fizeste o que desagrada ao Senhor?” 20 Saul respondeu a Samuel: “Mas eu obedeci ao Senhor! Realizei a expedição a que ele me enviou. Trouxe Agag, rei de Amalec, para cá, e exterminei os amalecitas. 21 Quanto aos despojos, o povo reteve, das ovelhas e dos bois, o melhor do que devia ser eliminado para sacrificar ao Senhor teu Deus em Guilgal”. 22 Mas Samuel replicou: “O Senhor quer holocaustos e sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros. 23 A rebelião é um verdadeiro pecado de magia, um crime de idolatria, uma obstinação. Assim, porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou: tu não és mais rei”.


Evangelho: Mc 2,18-22


Naquele tempo, 18 os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19 Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20 Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; , então, eles vão jejuar. 21 Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22 Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.
---------------------


Jejum Na Vida Do Povo Eleito


Na semana passada acompanhamos o começo da pregação e da ação de Jesus. Jesus escolheu cinco primeiros discípulos. Na sua ação, Jesus impôs silêncio aos que reconheciam como Filho de Deus.


Esta semana, encontraremos Jesus e seus discípulos que formam um grupo absolutamente solidário e unido diante de seus adversários (fariseus e escribas etc.).


Observaremos que, em cada controvérsia, Jesus sempre se apresenta como um independente diante das regras e das observâncias legais conforme as tradições. A independência de Jesus choca os que estão apegados ao da letra todas as leis e as tradições. Jesus entra no espírito da lei, naquilo que possa edificar o ser humano. Por isso, em outra ocasião ele diz: “O sábado existe para o homem e não o contrário”. No evangelho de hoje ele faz uma declaração que tem o mesmo conteúdo: “Ninguém põe o vinho novo em odres velhos”.


O tema da discussão entre Jesus e os fariseu no evangelho de hoje é o do jejum. Jejum fazia parte das práticas mais importantes da piedade judaica e era um dos mais fortes símbolos de integração no sistema social (cf. Lc 18,11-12). E, por isso, marcava a separação entre “justos” e “pecadores”. Era símbolo religioso, ideológico da divisão social fundamental. O jejum era como sinal distintivo.


Além disso, o jejum era associado à oração e à esmola, e caracterizava a pessoa piedosa (cf. Mt 6,1-18).  A Lei estabelecia somente um jejum, no dia da Expiação, para penitência e perdão dos pecados a fim de preparar-se ao encontro com Deus, o único que pode perdoar o pecado (cf. Lv 16,29-34; 12,24; 23,27-32; Nm 29,7; At 27,9). Moisés jejuava durante 40 dias e 40 noites para conseguir que Deus perdoasse o pecado de seu povo (Dt 8,18). Depois surgiram muitos outros motivos para jejuar (cf. 1Samuel 31,17; Zacarias 8,18; 2Rs 25,1-4; Ester 4,16; Judite 8,6 etc.). As pessoas piedosas adotavam jejuns facultativos em sinal de penitência pela salvação de Israel e para acelerar a vinda do Messias. Os fariseus faziam o jejum duas vezes por semana, na segunda-feira e na quinta-feira (cf. Lc 18,12; Mt 6,16-18). Os discípulos de João conservam a prática do jejum como lemos no texto do evangelho de hoje.


De modo geral, a prática do jejum está ligada, no AT, à espera da vinda do Messias. A prática do jejum aceleraria a chegada do Messias. Os fariseus e os discípulos de João Batista praticam o jejum. Por isso, questionam o comportamento dos discípulos de Jesus que não o praticam.


A resposta de Jesus aqui é bem clara: se seus discípulos não praticam o jejum é porque não tem nada que esperar porque o Messias chegou e está com eles. O tempo chegou, o Reino de Deus está próximo (Mc 1,15), o banquete messiânico começou. O tempo de Jesus é comparado a uma festa de bodas. É um tempo de festejar, sem jejum. O “noivo” neste texto designa claramente a Jesus. O que se esperava de Deus nos últimos tempos faz-se presente no interior da história através da ação de Jesus. O momento escatológico se inicia no coração do tempo histórico, no tempo cronológico. O tempo cronológico e o tempo da graça (kairós) se fundem. Deus encarnado em Jesus se aproxima e acolhe o povo carinhosamente como o marido faz para sua esposa.


E os sinais são estes: os leprosos ficam purificados (Mc 1,40-45), os paralíticos andam (Mc 2,1-12), a Boa Nova se anuncia (Mt 11,5). Jesus é Aquele que deve vir.  Os discípulos de Jesus estão vivendo esta intimidade. Esta intimidade será rompida no momento da paixão e da morte de seu Mestre. No dia em que Jesus deixar de estar, a comunidade cristã, através do jejum, fará a memória da morte de Cristo, anunciará ao mundo que Jesus morreu por causa dos pecados dos homens e por nossos pecados.




É Preciso Mudar De Mentalidade Para Mudar a Qualidade de Vida




Quando você deixa de crescer, estará envelhecido. Enquanto estiver aberto ao crescimento, você é jovem. O seu medo de crescer é o seu medo de tomar conta de si mesmo ou da sua responsabilidade como adulto” (René Juan Trossero, psicólogo e escritor argentino).


Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”, disse-nos Jesus hoje.


Os homens só envelhecem quando os lamentos substituem os sonhos” (John Barrymore). Isto significa que é preciso mudar, pois o mundo muda com certa velocidade.


A palavra “mudança” como a palavra “crescer” tem uma conotação bastante positiva, associada aos conceitos de novidade, melhoramento, renovação, aperfeiçoamento.


Nas sociedades mais avançadas não há indivíduos presos ao destino determinado pela sorte, pois eles são capazes de projetar a própria vida, e de aprender coisas novas para crescer mais e ampliar o horizonte. Mudar faz parte da vida diária. Hoje em dia, de fato, é possível mudar de nacionalidade, de religião, de trabalho, de parceiro, de orientação sexual, de residência, até mesmo de aspecto físico (com a cirurgia plástica), e assim por diante.


A qualidade de nossa vida é moldada pela qualidade de nossas escolhas e decisões, de mudanças e de renovações. Pessoas eficientes e realizadas não passam tempo fazendo o que é mais conveniente ou cômodo; elas têm coragem de aprender coisas novas para crescer, de ouvir o próprio coração sem medo e de fazer coisas certas. Isso é que as torna grandes. As pessoas bem-sucedidas têm o hábito de fazer as coisas que os fracassados não gostam de fazer. Nunca podemos alcançar coisas novas na vida, se continuarmos a fazer as mesmas coisas.


Tudo isto significa que a plenitude do novo não é suportável ao velho sistema. É necessário ter um novo espaço para acolher o novo. Renovar é colocar algo novo no espaço adequado. O código de um mundo de desenvolvimento é a transformação e renovação.  Só o novo pode acolher a novidade. Jesus não teme afirmar, desde o início de sua vida pública, a novidade radical de sua mensagem. O evangelho não é um “remendo” e sim é algo novo, pois salva por amor e não pela obediência cega à lei. Agir como cristãos significa não estar fechados no próprio “eu”, mas orientar-se para o todo; significa acolher em si mesmo a toda a Igreja ou, ainda melhor, deixar interiormente que ela nos acolha” (Bento XVI- Homilia de Pentecostes de 2012).


Jejum Na Nossa Vida Cotidiana


Estamos em outro contexto. Por isso, o jejum ganha seu novo significado. Quando soubermos dar ou preparar o espaço para Deus na nossa vida, este espaço não será ocupado por outra coisa. Ao darmos esse espaço para Deus o resto ganha seu justo valor e sua justa perspectiva. Por isso, ao praticarmos o jejum estamos manifestando nossa vontade de não deixar nenhuma coisa material dominar nossa vida ou mandar na nossa vida. Podemos possuir as coisas, mas as coisas jamais podem nos possuir para não perdermos nossa liberdade. Mesmo não querendo, um dia largaremos tudo. É preciso que aprendamos a ser livres todos os dias, desde .


Tanto cristã como humanamente o jejum faz bem a todos. Fazer jejum significa saber renunciar a algo e dá-lo aos demais, especialmente para os necessitados; é saber controlar nossas apetências; é saber nos defender com liberdade interior das contínuas urgências do mundo de consumismo. Jejuar é purificador e libertador. Jejuar é o caminho de libertação das garras da ganância. É voltar a sermos como somos, pois nãonada que possa impedir nossa liberdade de filhos e filhas de Deus. Jejuar não seria privar-se de tudo e sim usar moderação em tudo, isto é, ser sóbrios. Jejum supõe um grande domínio de si, de disciplina de olhos, de mente e da imaginação. A falta de sobriedade é uma das causas pelas quais se obscurecem e se debilitam as melhores iniciativas e decisões de um cristão. A sobriedade é certamente uma garantia da capacidade de orar e de apreciar o Espírito Santo. Com a renúncia às coisas Cristo nos chama à alegria, a uma alegria profunda, nascida da paz da alma. Fazer jejum é renunciar a algo para dá-lo aos necessitados. O jejum com uma dimensão de solidariedade nos tira do egoísmo, da ganância mortal e nos tira de uma vida vazia. Paradoxalmente a vida vazia é pesada para quem a tem.
 
P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

22/04/2024-Segundaf Da IV Semana Da Páscoa

JESUS É A PORTA PELA QUAL ENTRARAMOS NA ETERNIDADE Segunda-Feira da IV Semana da Páscoa Primeira Leitura: At 11,1-18 Naqueles dias, 1 ...