quarta-feira, 30 de março de 2016

01/04/2016




CONTAR COM JESUS NO NOSSO TRABALHO PARA TORNÁ-LO FRUTÍFERO


Sexta-Feira da I Semana da Páscoa


Primeira Leitura: At 4,1-12


Naqueles dias, depois que o paralítico fora curado, 1 Pedro e João ainda estavam falando ao povo, quando chegaram os sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e os saduceus. 2 Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus. 3 Eles prenderam Pedro e João e os colocaram na prisão até o dia seguinte, porque já estava anoitecendo. 4 Todavia, muitos daqueles que tinham ouvido a pregação acreditaram. E o número dos homens chegou a uns cinco mil. 5 No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém os chefes, os anciãos e os mestres da Lei. 6 Estavam presentes o sumo Sacerdote Anás, e também Caifás, João, Alexandre, e todos os que pertenciam às famílias dos sumos sacerdotes. 7 Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: “Com que poder ou em nome de quem vós fizestes isso?” 8 Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Chefes do povo e anciãos: 9 hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10 Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós. 11 Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. 12 Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”.


Evangelho: Jo 21,1-14


Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. 3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.  6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. 11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.
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Ser Testemunha De Cristo Ressuscitado e Confiar No Poder de Deus


Chefes do povo e anciãos: hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós. Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”, disse Pedro firmemente diante das maiores autoridades de Jerusalém.


Trata-se de uma cena memorável.  O mistério da Igreja entra em ação. Pedro, cheio do Espirito Santo, toma a palavra e dá seu testemunho sem medo diante da alta autoridade que está na sua frente. O testemunho de Pedro e João nos leva de volta para o prenúncio das perseguições anunciado por Jesus para os apóstolos, quando Jesus estava com eles: “Será para vós ocasião de dar-lhes testemunho. Fazei propósito de não vos preocupardes com a vossa defesa, pois eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos os vossos adversários” (Lc 21,13s; cf. Mt 10,19s). Jesus tinha anunciado aos apóstolos que eles seriam perseguidos, porém o Espírito Santo ajudaria os apóstolos no seu testemunho  (Cf. Lc 2,1-12; 21,12-19). O Espirito Santo é a proteção de Deus para os apóstolos no meio das perseguições.


Os dois apóstolos, Pedro e João, são presos e acusados pelo bem que fizeram (cura do paralítico), a exemplo de Jesus (cf. At 10,38-43). Mas a pergunta em nome de quem se realizou a cura do paralítico, propicia a Pedro a ocasião de dar testemunho. Os apóstolos são chamados a prestar contas de um benefício  feito a um paralítico que, no momento, está curado. Em tom solene, Pedro principia seu testemunho a mensagem salvífica de Jesus, o Nazareno, a quem exclusivamente atribui a cura do paralítico. Diante da evidência (a cura do paralitico), as autoridades não podem fazer nada.


Lucas, o autor do livro dos Atos dos Apóstolos quer nos mostrar o contraste entre a alta autoridade com seu poderoso poder (o sumo sacerdote, os sacerdotes, os anciãos e os escribas), por um lado e os apóstolos na sua fraqueza como seres humanos, por outro lado. Porém, os apóstolos contam com o Espirito Santo de Deus. O poder de Deus lhes permite fazer o milagre. Este poder do alto faz com que os apóstolos consigam vencer. A lição de Lucas é bem clara para todos os seus leitores: na sua fraqueza os apóstolos saíram vencedores, pois confiam no Espirito Santo, na autoridade do alto. Com efeito, não há poder humano que possa vencer diante do poder do alto, o poder de Deus.


Mas o Pedro do Evangelho deste dia vacilou na missão porque não se vestia do poder de serviço de Jesus que salva. Quando percebe a presença de Aquele que lavou os pés dos apóstolos na Última Ceia é que Pedro voltou a se vestir com o espirito de serviço de Jesus na missão.


Somos Chamados a Servir Para Salvar


Os especialistas (biblistas) concordam que Jo 21 foi acrescentado posteriormente por causa da dificuldade da ordem literária e exegética. Mas, qual é a intenção do redator ao acrescentar este capítulo ao evangelho de João? Dizem que o interesse do redator é falar de dois personagens importantes: Pedro e o discípulo amado. A aparição de Jesus ressuscitado serve apenas como pretexto para falar dos dois discípulos não na sua dimensão individual e sim na sua dimensão representativa. Pedro representa a autoridade; o discípulo amado de Jesus, a base comunitária (cf. Jo 20,1-8). A base sólida para qualquer comunidade é o amor (além da fé e a esperança como enfatiza São Paul em 1Cor 13,13). Estas observações partem do conjunto dos textos em que aparecem ambos os personagens. A base comunitária é aquele que ama e por isso descobre antes Jesus, e a autoridade é que deve estar à escuta da comunidade que tem a experiência do encontro com Jesus.
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Depois que Jesus morreu, os discípulos voltaram à sua vida anterior como simples pescadores. Pedro foi pescar acompanhado por outros discípulos. Mas foi um fracasso total naquela noite. Nada apanharam. Peixe não pescado para um pescador significa uma ameaça para a sobrevivência, porque a vida deles depende dos peixes.


Creio que qualquer um passou por esse tipo de experiência triste, uma experiência de decepção no trabalho (frustração), no casamento, na educação dos filhos ou na vida em geral. Felizmente o Senhor conhece nossas decepções, por mais que tentemos escondê-las, e Ele quer se aproximar de nós, embora não reconheçamos sua presença porque não contamos ainda com ele nos nossos planos, conversas e atividades.


A pesca aqui é figura da missão. No NT a rede simboliza a ação de Deus. Uma rede com peixes pode ser também símbolo da Igreja. A noite, no contexto de atividade, significa a ausência de Jesus que é a Luz do mundo (Jo 8,12). A missão, a iniciativa de Pedro, não produz fruto, pois não conta com Jesus ou não trabalhou no espírito de Jesus.


Já tinha amanhecido e Jesus estava de pé na margem”, comenta o evangelista João. A luz da manhã coincide com a presença de Jesus, na praia, limite entre a terra e o mar, que representa “o mundo” onde se exerce a missão. Jesus fica na terra firme; sua ação se exerce por meio dos discípulos. Concentrados em seu próprio esforço inútil, não reconheceram Jesus.


A nova forma da presença de Jesus não vai por caminhos de brilho e de poder, nem sequer pelos caminhos de situações extraordinárias. No trabalho duro e infrutuoso de cada dia; na tarefa obscura e monótona (pescar de noite) também é possível encontrar o Senhor. Jesus se interessa pelos problemas de cada dia. A iniciativa de aproximar-se dos apóstolos parte de Jesus mostrando seu interesse pela vida cotidiana com seus problemas (pesca infrutuosa).


Os apóstolos viram Jesus que “estava de na margem” do lago. Ver o Corpo de Cristo ressuscitado não é para os apóstolos uma simples visão passiva de um objeto e sim é uma misteriosa chamada para uma missão: fazer Jesus efetivamente presente em todos os momentos e em todos os homens do mundo atual e futuro. Jesus está na margem do lago e nos chama. Jesus não deveria ter necessidade de nos chamar. Deveríamos nos dirigir até Jesus. Mas Jesus tem piedade de nossa debilidade e nos chama para ouvir suas orientações e para contarmos sempre com Ele em todas as nossas atividades para que elas produzam bons frutos.


Jesus se aproxima dos discípulos com um termo de afeto: “Moços, tendes alguma coisa para comer?”. Conscientes de seu fracasso, eles contestam secamente: “Não!”. Mas depois que ouviu a Palavra do Senhor: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”, e seguiu a indicação de Jesus, a pesca se tornou imediata e abundante.


O Senhor se aproxima de nós quando planejamos nossa ação pastoral para nos convidar a escutarmos sua Palavra e a trabalharmos, não à margem dele e sim conforme Sua vontade. Somente assim poderá acontecer uma “pesca” abundante e totalmente firmes em nossa fé em Jesus Cristo, pois não trabalharemos para nosso brilho e sim para o brilho do Reino de Deus aqui na terra.


Diante do surpreendente resultado da pesca, o discípulo predileto logo reconhece Jesus: “É o Senhor!”. Pedro (cf. Jo 13,23; 18,15; 20,2), que não está ainda disposto a dar a vida com Jesus, não O reconhece. Para indicar a mudança de atitude de Pedro é utilizada aqui uma linguagem simbólica: a oposição entre desnudez-vestido e a ação de atirar-se para a água: “Pedro vestiu a roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar”. Para o primeiro simbolismo, a chave está na frase de Jesus no lava-pés: “Jesus levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido” (Jo 13,4-5). Essa toalha para Jesus significava seu serviço até a morte por amor (cf. Jo 13,1). Pedro estava nu. Isto significa que não tinha adotado a atitude de Jesus, não servia por amor e por isso, a missão não produz fruto. Com a frase “atirou-se ao mar”, Pedro agora mostra sua disposição a dar a vida como Jesus. Agora é que Pedro começou a entender o significado do lava-pés que ele não o entendia (cf. Jo 13,6-10). Jesus tinha dito a Pedro no lava-pés: “Agora não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás” (Jo 13,7). É agora que Pedro entendeu o significado do gesto de Jesus. Pedro é o único que se atirou ao mar, por ser o único que negou Jesus. Nessa narração Jesus, não responde ao gesto de Pedro, mas se dirige ao grupo.


Aqui aprendemos que Jesus chamou os apóstolos e conhece seus defeitos. Mas Jesus confiou neles e os formou com paciência e contou com o tempo para fazê-los idôneos para a missão que eles deviam desempenhar. Através do batismo também recebemos do Senhor a tarefa de levar adiante a missão de apresentar os outros para o Senhor apesar de sermos pessoas cheias de fraquezas e defeitos. Servir com amor e por amor cura nossas fraquezas e torna-nos mais amorosos para os outros. E o amor torna os outros bons. O Senhor continua contando com nossa colaboração. Cabe a nós ser bons canais pelos quais chega a graça de Deus para os outros e ser facilitadores da ação do Espírito Santo no nosso próximo. 


O grupo dos discípulos viu o fogo e a comida que Jesus preparou. Isto significa que Jesus é o pão da vida (Jo 6,51) para nossa vida. Sem ele nada poderemos fazer (Jo 15,5).


Na praia Jesus pede o fruto do trabalho: “Moços, tendes alguma coisa para comer?”. Há dois alimentos: aquilo que Jesus lhes oferece que é sua própria pessoa, sua vida: “Tomai todos e comei! Isto é o Meu Corpo!”, e aquilo que os discípulos oferecem a Jesus: o amor exercido na missão os leva ao dom de si que alimenta a comunidade. Cada um oferece sua qualidade em função da consolidação da comunidade e em função do bem de todos. Em cada Eucaristia devem estar presentes o dom de Jesus aos seus e o dom de uns aos outros. E “Todos nós recebemos da Sua plenitude graça sobre graça”, diz o prólogo de João (Jo 1,16). 


Será que estamos com a veste de Jesus na nossa vida diária como cristãos? Ou precisamos “nos atirar ao mar da vida de Jesus, como Pedro, para que nossa vida se torne um bem para os outros? Será que contamos com Jesus nas nossas atividades pastorais e missionárias? Quem não contar com Deus é porque não sabe contar. Contar com Jesus nas nossas atividades e servir com amor e por amor torna nosso trabalho frutífero.

P. Vitus Gustama,svd

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