terça-feira, 8 de março de 2016

11/03/2016




O JUSTO ESTÁ AMPARADO NAS MÃOS DE DEUS


Sexta-Feira da IV Semana da Quaresma


Primeira Leitura: Sb 2,1. 12-22


1ª Dizem entre si, os ímpios, em seus falsos raciocínios: 12 Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 13 Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se 'filho de Deus'. 14 Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos e só o vê-lo nos é insuportável; 15 sua vida é muito diferente da dos outros, e seus caminhos são imutáveis. 16 Somos comparados por ele à moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai. 17 Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18 Se, de fato, o justo é 'filho de Deus', Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19 Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20 vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro'. 21 Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, 22 não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.


Evangelho:  Jo 7,1-2.10.25-30


Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas. 25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”. 28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.
---------------------------


Viver Como Justos De Deus


Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina”.


Na Primeira Leitura o autor do Livro de Sabedoria nos apresenta o justo e o os ímpios. Trata-se de um fragmento dirigido aos judeus fieis de Alexandria que são perseguidos e desprezados pelos pagãos e ímpios no século II antes de Cristo.


A força do mal se encarna na vida dos ímpios que tentam e querem afogar a força de Deus manifestada na vida dos justos. Para os ímpios o homem nasce por acaso e morre sem sentido. Por isso, deve procurar desenfreadamente o prazer e de todos os meios, mesmo que seja através de meios violentos e injustos. O gozo egoísta deve prevalecer. Salve-se quem puder.


Nesta busca desenfreada pelo prazer da parte dos ímpios, os justos se tornam vítimas. O justo, biblicamente, significa aquele que é fiel aos mandamentos de Deus; aquele que tem fé nos anúncios dos profetas e espera com paciência seu cumprimento, pois Deus é fiel às suas promessas. É justo o homem que olha para Deus e ordena a sua vida segundo os ditames da vontade divina. O justo é, portanto, uma figura ideal do homem agradável a Deus e aos homens de boa vontade. Nisto, o justo se torna censura viva para os ímpios mesmo que o justo não faça nada contra os ímpios. Eles simplesmente vivem de acordo com a lei de Deus: “Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina”.


Trata-se do conflito de sempre que passa pelo mesmo coração do homem. No nosso coração pode morar um ímpio, um injusto, um ateu quando criamos um quartinho para ele. Ele aparecerá quando encontrarmos problemas sérios na vida.


A Igreja vê neste texto um anúncio da Paixão de Cristo, o Justo por excelência. Ele sofre e morre pela impiedade dos seus adversários. Jesus é odiado porque ele passa a vida fazendo o bem para os homens, em vez de pensar apenas no próprio prazer.


A Semana Santa se aproxima cada vez mais. É importante que dediquemos mais nosso tempo para contemplar o Cristo sofredor cercado de ódio dos adversários. Trata-se de uma experiência dolorosa para Cristo. “Se, de fato, o justo é 'filho de Deus', Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos”, assim falam os ímpios sobre os justos. Ao pé da cruz serão repetidas as seguintes palavras: “ Se és Filho de Deus...”. Mas Jesus se mostrará sereno, pois ele descansa e confia totalmente em Deus, pois ele se sabe compreendido e amado pelo Pai.  Contemplar a paz de Jesus, desejar a paz de Jesus é ganhar a paz e a serenidade, mesmo que estejamos rodeados pelos problemas sérios e fatais. No fim, Deus nos preparará uma vida gloriosa, quando nos mantivermos justos diante de Deus e praticarmos a justiça para não tratar o próximo injustamente.


Jesus, o Justo Por Excelência, Nos Chama Para Ser Justos


·        Saber o que é justo e não fazê-lo é a pior das covardias (Confúcio)
·        Ser bom é fácil. O difícil é ser justo (Victor Hugo)
·        Seja justo antes de ser generoso. Seja humano antes de ser justo (Cecília Böhl de Feber)


Jesus subiu a Jerusalém para a festa dos Tabernáculos. É a festa judaica de maior concorrência, que celebrava o final da colheita e preparava a próxima sementeira. As solenidades no templo se prolongavam durante oito dias: “Quando seus irmãos tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente, mas sim como que às escondidas” (Jo 7,10). Por si mesmo, Jesus não busca conflitos. Mas o conflito sempre vem porque Jesus permanece fiel à missão recebida do Pai para devolver a dignidade do homem e para salvá-lo. Mesmo assim, Ele é cercado de ódio dos adversários. É o ódio mortal. ”Quanto menor é o coração, mais ódio carrega”, dizia o pensador Victor Hugo. ”Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror” (Charles Chaplin). Será que contém verdade no seguinte pensamento?: “Se você odeia alguém, é porque odeia alguma coisa nele que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos perturba” (Hermann Hesse).


O texto do Livro de Sabedoria lido neste dia nos apresenta como as forças do mal, encarnadas nos ímpios, querem e tentam sufocar a força de Deus que se manifesta ou que se encarna na vida dos justos. “Ímpio” é aquele que não respeita os valores comumente admitidos, ou, é aquele que revela impiedade, ou aquele que tem desprezo pela religião. Impiedade é a ausência de compaixão. É a crueldade, a barbaridade. Os ímpios, com seus atos, geram a morte. Sua visão materialista da vida os incapacita a valorizarem o que ultrapassa a razão: “... a malícia os torna cegos, não conhecem segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras” (Sb 2,21-22). 


Malícia” é aptidão ou inclinação para fazer o mal; má índole; malignidade, maldade; ou habilidade para enganar, despistar. Todo ímpio tem malicia. Os ímpios se deixam levar por uma existência sem sentido. Eles vivem somente em função dos prazeres, pois para eles nãooutra vida além desta vida. Eles detestam a censura permanente que a vida do justo constitui para sua vida depravada: “Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas, quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus” Jo 3,20-21). Quem vive somente em função dos prazeres é porque não tem prazer de viver. A vaidade, a prepotência, o egoísmo tornam qualquer um cego e incapacitam o homem de ver no outro seu irmão.


O justo, ao contrário, se gloria de ter Deus como Pai e Deus como Pai não faz mal a ninguém, somente faz o bem. O justo tem uma escala de valores e por isso, constitui uma acusação contra as convicções mundanas dos ímpios. Por ser uma censura viva para seu modo de viver, o justo é eliminado pelos ímpios. Mas “a vida dos justos está nas mãos de Deus e nenhum tormento os atingirá” (Sb 3,1).


Para que o mundo não se torne surdo Deus precisa permanentemente dos justos, dos honestos, dos verdadeiros, dos coerentes e assim por diante. Jesus Cristo é o Justo por excelência e é o protótipo do justo, pois seu alimento é fazer a vontade de Deus: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra” (Jo 4,34). Por Jesus ser justo em tudo, os seus adversários querem silenciá-lo para sempre. Todas as acusações dos adversários contra Jesus nascem do ódio e de raiva mórbida. Sb 2,1. 12-22


O texto da Primeira Leitura (Sb 2,1. 12-22) aparece como uma análise do que passará durante a Paixão de Jesus. No evangelho de João a ameaça sobre a morte de Jesus é constante. À medida que ficamos próximos da Semana santa será importante que dediquemos mais tempo para contemplar o Cristo sofredor: Ele está cercado de morte, fruto de um ódio fatal de seus adversários. Trata-se de uma experiência de estar rodeado e encurralado de ódio. É sempre ter gente que está contra e busca nos prejudicar ou acabar com nossa vida por vivermos uma vida digna, honesta e justa, como acabaram com a vida terrestre de Jesus. Ao pé da cruz alguém vai fazer a gozação contra Jesus: “Se tu és Filho de Deus...!”. Estas palavras continuam ressonando: “Se tu és justo, bom, religioso, freqüentador da Igreja e tens vida honesta e correta, por que Deus permite as coisas ruins na tua vida?”. Jesus enfrenta tudo na serenidade porque Ele se sabe amado por Deus apesar do sofrimento. No mesmo momento em que é odiado, acusado, isolado, Jesus se sabe amado. Jesus é um homem cheio de paz ainda que esteja rodeado de homens rancorosos, porque vive sua relação profunda com o Pai.


Não sejamos os justos cansados por causa do mal que é, aparentemente, onipresente e onipotente. O mal e a maldade não têm futuro, pois o mal e a maldade não se encontram em Deus e sim no homem. Em Deus tem amor, o bem, a bondade, a compaixão e assim por diante. Jesus Cristo veio manifestar o amor de Deus que nos espera como um Pai amoroso para nos receber nas moradas eternas depois de termos caminhado por esta vida fazendo o bem a todos. Para os justos, a exemplo de Jesus, a morte não tem a ultima palavra e sim a vida. A vida dos justos está nas mãos de Deus. Nossa passagem por este mundo nos conduzirá para a possessão dos bens eternos na medida em que abandonarmos nossos egoísmos e amarmos com lealdade nosso próximo na mesma forma que Deus nos ama (cf. Jo 15,12). Deus está sempre próximo daqueles que sabem amar e vivem fieis.


A Palavra de Deus foi e é proclamada sobre nós para que ela se converta em nossa salvação. E ao entrar em comunhão de vida com Jesus na Eucaristia é porque queremos entregar todo nosso ser para o bem, para a salvação de todos. O mal não tem futuro algum. Acaba destruindo-se a si mesmo. É essa a profunda convicção de Jesus. Por isso, ele não pede ao Pai nenhum poder destruidor; não pede legiões de anjos que o protejam. Tampouco o crucificado devolve o mal pelo mal, nem insulto por insulto, nem profere ameaças (1Pd 2,23). Um poder desarmado e vulnerável pode ser também um poder que desarma. O poder de Deus é o poder do amor que se encarna na vida de Jesus. É esse poder do amor o que lhe permite exclamar: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34), pois ele sabe que o mal não tem futuro, somente o bem.


Jesus nos ensina que temos que nos apegar a Deus para manter nossa paz e serenidade apesar da realidade dura que nos cerca, e não ao caminho que temos para ir até Ele, poisvários caminhos para chegar até Deus. Não podemos nos escravizar a uma maneira como a única maneira para chegar até Deus, pois nos colocaremos como superiores e fiscalizadores dos outros. Temos que estar abertos para qualquer forma que Deus queira para se apresentar ou para se revelar. Deus sempre quer nos surpreender em todos os momentos. “Se dizes ‘ basta’, estás perdido. Aumenta sempre, progride sempre, avança sempre, não pares no caminho, não voltas atrás, não te desvies... Ninguém vence sem lutar. Por isso, não pedimos a Deus que nos livre das tentações, mas que nos preserve do mal”, dizia Santo Agostinho (De Serm. Dom. in mon. 2,9,31). “O mundo combate contra os soldados de Cristo com duas armas e táticas diferentes. Uma arma é a sedução; sua tática, criar angústia. A outra é o medo; sua tática, semear desanimo”, acrescentou Santo Agostinho (Serm. 276,2,2).

P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

DOMINGO DA PÁSCOA, 31/03/2024

CORRER AO ENCONTRO DO SENHOR RESSUSCITADO PARA SER SALVO DOMINGO DA PÁSCOA Primeira Leitura: At 10,34a.37-43 Naqueles dias, 34aPedro t...