quinta-feira, 16 de junho de 2016

17/06/2016




CORAÇÃO POSTO EM DEUS É O CORAÇÃO DE TESOURO


Sexta-Feira da XI Semana Comum


Primeira Leitura: 2Rs 11,1-4.9-18.20


Naqueles dias, 1 quando Atália, mãe de Ocozias, soube que o filho estava morto, pôs-se a exterminar toda a família real. 2 Mas Josaba, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, raptou o filho dele, Joás, do meio dos filhos do rei, que iriam ser massacrados, e colocou-o, com sua ama, no quarto de dormir. Assim, escondeu-o de Atália e ele não foi morto. 3 E ele ficou seis anos com ela, escondido no templo do Senhor, enquanto Atália reinava no país. 4 No sétimo ano, Joiada mandou chamar os centuriões dos quereteus e da escolta, e introduziu-os consigo no templo do Senhor. Fez com eles um contrato, mandou que prestassem juramento no templo do Senhor e mostrou-lhes o filho do rei. 9 Os centuriões fizeram tudo o que o sacerdote Joiada lhes tinha ordenado. Cada um reuniu seus homens, tanto os que entravam de serviço no sábado, como os que saíam. Vieram para junto do sacerdote Joiada, 10 e este entregou aos centuriões as lanças e os escudos de Davi, que estavam no templo do Senhor. 11Em seguida, os homens da escolta, de armas na mão, tomaram posição a partir do lado direito do templo até o esquerdo, entre o altar e o templo, em torno do rei. 12 Então Joiada apresentou o filho do rei, cingiu-o com o diadema e entregou-lhe o documento da Aliança. E proclamaram-no rei, deram-lhe a unção e, batendo palmas, aclamaram: “Viva o rei!” 13 Ouvindo os gritos do povo, Atália veio em direção da multidão no templo do Senhor. 14 Quando viu o rei de pé sobre o estrado, segundo o costume, os chefes e os trombeteiros do rei junto dele, e todo o povo do país exultando de alegria e tocando as trombetas, Atália rasgou suas vestes e bradou: “Traição! Traição!” 15 Então o sacerdote Joiada ordenou aos centuriões que comandavam a tropa: “Levai-a para fora do recinto do templo e, se alguém a seguir, seja morto à espada”. Pois o sacerdote havia dito: “Não seja morta dentro do templo do Senhor”. 16 Agarraram-na e levaram-na aos empurrões pelo caminho da porta dos Cavalos até o palácio, e ali foi morta. 17 Em seguida, Joiada fez uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo, pela qual este se comprometia a ser o povo do Senhor. Fez também uma aliança entre o rei e o povo. 18 Todo o povo do país dirigiu-se depois ao Templo de Baal e demoliu-o. Destruíram totalmente os altares e as imagens e mataram Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares. E o sacerdote Joiada pôs guardas na casa do Senhor. 20 Todo o povo do país o festejou e a cidade manteve-se calma.


Evangelho: Mt 6,19-23


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19 “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20 Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21 Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22 O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23 Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.
_________________


Somos Chamados a Conviver Como Irmãos e Irmãs


O homem, no que tem de animal, é violento, mas no que tem de espiritual é não-violento. No momento em que ele se torna consciente do espirito interior, não pode permanecer violento. O primeiro princípio da ação não-violenta é o da não-cooperação com tudo que é humilhante” (Mahatma Gandhi).


Atália, filha do rei Acab e de Jezabel, muito influenciada pelo Jorão, seu marido e pelo seu filho, Ocozias, introduziu em Jerusalém o culto a Baal (2Rs 8,18.27).  Estava imbuída pelo paganismo fenício de sua mãe, fez o golpe de estado. O estilo de golpe de estado de Atália é próprio da forma monárquica que Israel imitou das nações pagãs. Para assegurar a possessão do trono era preciso começar a eliminar todos os possíveis rivais (cf. Jz 9,5; 2Sm 16,4; 19,30; 21,9; 1Rs 2,13-46). Segundo o ideal, a missão da monarquia devia ser a de defender o povo contra os inimigos e proteger os débeis contra a opressão dos poderosos. Porém, a repetição dos fatos indica suficientemente que a instituição levava facilmente os reis de Israel a uma ambição de poder que, no caso de Atália, chega a acabar com o amor familiar até o extremo de mandar matar, sem piedade, seus próprios netos para ocupar o trono real.


Com esse assassinato da família real, Atália crê ter acabado com a dinastia do rei Davi que significaria a ruptura da linha messiânica prometida por Deus. Mas felizmente, quem governa verdadeiramente o mundo é o próprio Deus, pois a Palavra de Deus será sempre a última palavra para a humanidade, por poderosa que a humanidade pareça ser. Atália não sabia que alguém (Josaba)  escondia um filho pequeno (Joás) do rei morto e que seria o rei em Israel.  Ao entronizar Joás para  ser rei a fim de voltar a reinar a Casa de Davi, o povo opta novamente a ser o Povo de Javé e não é o de Baal. É o aspecto que o Salmo Responsorial enfatiza hoje: “O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: ´um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar´” (Sl 131).


Também na história contemporânea vemos que existem a violência, os assassinatos e o genocídios. Alguns desses assassinatos são realizados em nome do suposto Deus em quem os autores desses assassinatos acreditam. Como também idas e voltas na fidelidade a Deus e caídas e recaídas nas idolatrias do momento. Quantos homens modernos ou pós-modernos trocam o Criador por alguma criatura para ser adorada. Muitos colocam o ouro e a prata acima de quem os criou. Em nome do deus-ouro e do deus-prata, alguém é capaz de eliminar os outros desta vida. Mas no fim, todos vão entender que tudo que se adquire aqui, neste mundo, vai ficar aqui neste mundo. O caixão é feito para colocar o corpo morto e não para enterrar os ouros e pratas.


Nós, cristãos, jamais devemos perder a sensibilidade humana. A sensibilidade humana é a nova ética, pois somos chamados a sentir o que o outro sente e somos movidos a fazer algo pelo bem do próximo. Uma pessoa sem sensibilidade humana é uma pessoa violenta que acabará tirando a vida alheia. Da sensibilidade humana nascem a compaixão, a solidariedade, a misericórdia e assim por diante. Precisamos educar nossa sensibilidade humana para que possamos ser, cada vez mais, irmãos dos outros homens neste mundo em vez de ser rivais dos outros.


Que não se repitam, nem sequer na escala muito reduzida as violências, as brutalidades, as corrupções que tiram o pão da boca de tantos famintos. Jesus Cristo, o Pão da Vida é partido e repartido em nossos altares para que, ao comungá-lo, possamos ser pão partido e repartido para os irmãos.


Educar e Proteger o Coração Para Ser Tesouro Divino e Humano


“Onde está o teu tesouro, lá também está teu coração”


Ainda estamos no Sermão da Montanha onde encontramos várias orientações de Jesus para seus seguidores, para os cristãos de todos os tempos e lugares (Mt 5-7).


Lugar Devido Para O Coração


Depois dos três atos fundamentais de culto: esmola, jejum e oração, no texto do evangelho de hoje Jesus fala sobre lugar devido para nosso coração. O que devemos fazer para que não nos convertamos em materialistas ou secularizados? No uso dos bens o importante é fazer escolhas claras e limpas: Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração” (Mt 6,19-21). Jesus personaliza ao máximo seu ensinamento e por isso, ele passa de “vós” para “tu” na sua afirmação. Com isso o texto quer nos mostrar que Jesus está interessado em nossa situação pessoal.


Jesus usa uma imagem inesquecível: traça. Traça é um pequeno inseto, mas destrói móveis: casa ou armário e os demais moveis de madeira. Com esta imagem Jesus quer nos dizer que não podemos nos concentrar somente nas coisas elementares da vida capazes de destruir nossa dignidade. É preciso que nos concentremos nas coisas essenciais; é preciso que tratemos mais coisas essenciais capazes de construir nossa vida e nossa convivência como filhos e filhas de Deus, capazes de nos levar para a comunhão com Deus. “Ajuntai para vós tesouros no céu”. A riqueza “no céu” é Deus mesmo (cf. Mt 19,21). “No céu” significa “em Deus”. O que é investido em Deus tem seu valor duradouro. Charles Chaplin dizia: “Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais”.


O oposto a acumular riquezas é compartilhar o que se tem, obra de generosidade. O apego ao dinheiro faz do homem um miserável; é precisamente o desapego, que se traduz no dom é que dá valor à pessoa. Jesus põe o valor da pessoa no desprendimento, que manifesta o amor.


O Evangelho de hoje, na verdade, é uma explicação do conteúdo da primeira bem-aventurança: “Bem-aventurados os pobres no espírito, porque deles é o reino do céu” (Mt 5,3). “Pobre no espírito” consiste no desapego interior às riquezas; também significa são os humildes de coração em oposição aos orgulhosos (interpretação dos Padres da Igreja); significa os que se submetem interiormente, sem resistência, à vontade de Deus, os que aceitam humildemente o senhorio de Deus sobre suas vidas. É uma atitude de humildade diante de Deus, nascida da fé em Deus, da experiência de Deus e que se traduz em atitudes e condutas de bondade e de mansidão, de misericórdia e de compaixão, de tolerância e de compreensão. São atitudes opostas às de orgulho, de prepotência e da violência, do endurecimento e da intransigência. Jesus foi um pobre espiritualmente porque seu alimento foi sempre a vontade do Pai (cf. Jo 4,34), sendo obediente até a morte, e morte de cruz.


 Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração”. Neste texto Jesus usa a palavra “tesouro”.  Como podemos definir “meu tesouro”? Como Jesus define o “tesouro” e de que forma o define?


Para nós o “tesouro” são os bens materiais que possuímos ou conjunto de riquezas de qualquer tipo: dinheiro que temos e que investimos em distintas atividades para acumular mais ainda, jóias, pedras e metais preciosos, bens valiosos, guardadas ou escondidas. No entanto, a experiência nos mostra que nada é seguro neste mundo. Deste pensamento Jesus define o tesouro a partir do lugar onde se recorre: se é na terra, não está seguro; se é no céu, está seguro. Seremos ricos e poderemos possuir e acumular verdadeiros tesouros somente se vivermos em Deus.


Isto quer dizer que o homem se define pelos valores que estima e as seguranças que busca. E estes valores que ele escolhe orientam sua vida, influenciam nas opções diárias e marcam sua personalidade. A avareza obscurece nossa visão das pessoas, das coisas e da vida. Tudo que amamos por causa de nós mesmos, fora de Deus, só cega nosso intelecto e paralisa nosso julgamento sobre os valores morais; vicia nossas opções, de maneira que não podemos distinguir com nitidez o bem do mal nem saber qual é a vontade de Deus. Dizia Santo Agostinho: “Possuamos as coisas terrenas sem deixar-nos possuir por elas. Que não nos deslumbre sua multiplicação nem nos afunde sua carência. Façamos que elas nos sirvam sem fazer-nos seus servidores”.


Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração”. Na linguagem bíblica, o coração designa toda a personalidade em seu conjunto, a vida interior, o caráter, a atividade consciente e volitiva do eu humano. O coração é feito para Deus e para os semelhantes (próximos). Não coloquemos nosso coração nas coisas, porque elas vão se destruir, elas vão acabar um dia, elas não serão levadas quando partirmos deste mundo, como dizia santo Agostinho: “Essa vida mortal, mais que uma morada de residentes por direito, é uma pousada de viajantes em trânsito”. Podemos ter muitas coisas na vida ou muitos bens materiais, mas eles continuam a ser alheios a nós; eles nunca serão nossos próximos. “Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que tivesse todos os outros bens”, dizia Aristóteles. Nosso próximo é sempre o ser humano e não a coisa. Podemos ter as coisas, mas as coisas não podem nos possuir. Ao contrário, coloquemos nosso coração em Deus e nas pessoas, pois são eles que nos levam a Deus. Dentro do coração de Jesus encontraremos infinitos tesouros de amor. Procuremos que o nosso coração se assemelhe ao dele.


 A partir desse primeiro pensamento, é muito útil nos perguntarmos todos os dias: onde tenho o meu coração? Onde eu coloco o meu coração? Qual é o centro da minha vida?


Olhar São Expressa o Coração São


Jesus também nos diz: “O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!” (Mt 6,22-23).  Na Bíblia, “corpo” não é somente nossa materialidade. “Corpo” representa a totalidade da pessoa humana na medida em que pode visualizar-se e distinguir-se dos demais como ser individual, isto é, a pessoa em sua individualidade, capaz de relacionar-se com os demais, sendo sempre ela mesma, capaz de ser interpelada como um “tu”. Para que a pessoa (o corpo) possa atuar, necessita de luz para poder ver. E o “ver” vai muito mais além do órgão material “olho”, pois também pode se ver com a mente . “Ver” é um ato que implica a toda a pessoa. Ver exterioriza os sentimentos do coração.. ao referir-se ao “olho bom”, a Bíblia fala dos olhos dirigidos ao Senhor porque liberta e ajuda (Sl 25,12; 123,1; 141,8). Quando fala do “olho malvado” assinala para o homem vaidoso e avaro: “O olhar do avarento é insaciável a respeito da iniqüidade: só ficará satisfeito quando tiver ressecado e consumido a sua alma. O olhar maldoso só leva ao mal; não será saciado com pão, mas será pobre e triste em sua própria mesa” (Eclo 14,9-10).


Se o olho estiver são veremos bem; se ele estiver enfermo, veremos apenas a escuridão ao nosso redor. Se o nosso olhar estiver posto em Deus, que é a luz de toda luz, o mistério da escuridão humana será iluminado e veremos tudo a partir de Deus. Se o nosso olhar não for posto em Deus, viveremos nas trevas, dentro do mistério da própria escuridão e a nossa visão será limitada. Como o coração pode escolher, assim também o olho. Se for dirigido a Deus, escolherá Deus e será envolto pela luz e verá com clareza a vida. “Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão”. É o convite de Jesus para que nosso olhar fixe permanentemente em Deus para que nossa vida não se transforme em escuridão  total.


Reflita sobre a verdade das palavras seguintes de Mahatma Gandhi: Plenamente liberto e livre é somente o homem que, depois de se consolidar definitivamente no mundo espiritual, volta ao mundo material sem se materializar; o seu reino não é daqui, mas ele ainda trabalha aqui, como se fosse o mais profano dos profanos. Somente um homem plenamente espiritual pode admitir aparências de materialidade sem desmentir a sua espiritualidade. De um homem que nada espera do mundo, tudo pode o mundo esperar”.


P. Vitus Gustama,SVD

Um comentário:

Alê disse...

Paz e bem! Sua benção padre. Que beleza de postagem, certamente ungida pelo Espírito Santo! Deus abençoe e fortaleça esse dom!

22/04/2024-Segundaf Da IV Semana Da Páscoa

JESUS É A PORTA PELA QUAL ENTRARAMOS NA ETERNIDADE Segunda-Feira da IV Semana da Páscoa Primeira Leitura: At 11,1-18 Naqueles dias, 1 ...